sexta-feira, setembro 03, 2010

A primeira propaganda de televisão da história canábica

Comerciais de Tabaco na Internet e Maconha Medicinal na TV dos EUA!

 

Na semana passada a Hemportagem trouxe à tona um assunto muito polêmico, a não veiculação de anúncios a favor da legalização pelo Facebook. Como um anônimo, indelicado, veio a concluir nos comentários, a veiculação passou a ser feita pelo site da Google. Então surge uma matéria feita pela editora Abril, criticando a ação das empresas tabagistas. Uma vez que as televisões, revistas, rádios foram proibidos de veicular campanhas tabagistas, estas grandes empresas optaram pelo meio de comunicação revolucionário para dar uma dribladinha, a internet.

Estudos recentes realizados pela Univesidade de Otago, na Nova Zelândia, comprovaram que 71% dos vídeos colocados nos web sites das grandes marcas continha conteúdo que incentivavam ao uso de tabaco. Segundo um acordo assinado em 2005 pela Organização Mundial da Saúde, estas campanhas deveriam ser vetadas. O assunto atentou a OMS para que seja visado uma regulação do conteúdo transmitido pela internet.

Enquanto a comunidade mundial discute a veiculação das propagandas tabagistas pela internet, a comunidade verde americana comemora mais um grande passo. A FOX40, um dos milhares de canais da TV estadunidense trouxe uma surpresa exótica aos ouvidos de quem assistia o noticiário pela manhã. Produzido pela Cannacare (empresa farmacológica), foi ao ar uma propaganda de 30 segundos sobre cannabis medicinal. A primeira propaganda de televisão da história canábica. Enquanto muitos ignoram tal feito, nós o consideramos. A propaganda que contém avisos de que a maconha ajuda nos tratamentos de Hiv, Cancer, Diabetes e até mesmo dores crônicas foi e continuará sendo veiculada pelo canal no mesmo horário duas vezes por semana. Dá uma olhada!

Depois da veiculação desse comercial nos EUA, alguns programas de TV já levaram a discussão para o estúdio e para as ruas com a intenção de saber o que os telespectadores sentem ao ver esse tipo de propaganda na TV. Apesar do alarde, essa propaganda é de um dos vários dispensários que vendem cannabis medicinal com os quais todos cruzam diariamente pela cidade. Ou seja, a novidade é a TV, já que para os habitantes de lá isso já deve ser normal.

Veja a discussão que rolou em um programa da FOX (sem legendas).


Copiado&Colado:Hempadao

Nenhum comentário: