quarta-feira, março 17, 2010

Cachaça "Cura Veado" gera protestos de comunidade gay do PR

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
da Folha de S.Paulo
A militância gay do Paraná anda louca da vida. Uma empresa colocou à venda uma cachaça com o rótulo "Cura Veado", em que se vê um homem desmunhecado, de batom, unhas vermelhas, sobrancelhas arqueadas, cílios postiços e com os cabelos tingidos de rosa.
Líderes do movimento gay dizem ver preconceito e discriminação, ao passar a idéia de que a homossexualidade é doença e pode ser curada, e afirmam terem virado motivo de piadas de mau gosto.
Por R$ 9,90, a "Cura Veado" pode ser comprada em duas lojas da Magic Center em Curitiba e on-line no site da empresa. A ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) enviou um ofício à empresa pedindo que ela "se dignifique a retirar o referido rótulo do produto, considerando-se que ele contribui para o preconceito e a discriminação, pois transmite uma idéia errônea da realidade homossexual, além de fazer deste cidadão objeto de riso".
Dono da empresa Magic Center, Luimar Szczepanski diz que a cachaça é vendida há 40 anos "como brincadeira" e que "não se pode ir contra a força da cultura popular".
"O que posso dizer se sentiram ofendidos? Não foi nem nunca será a intenção fazer chacota e discutir homossexualidade." Ele diz que a "Cura Veado" vende ao menos duas dúzias/mês. E quem compra essa cachaça?
Segundo a Magic Center, o produto é vendido aos que querem pregar uma peça em amigos. Entre outros rótulos, a loja vende a "Amansa Corno" e a "Nabunda".
Ao menos por enquanto, a associação diz que não pretende processar a loja pela "Cura Veado", mas "dialogar para promover uma ação educativa", que chamam de "advocacy".
Copiado&Colado: folha/cotidiano

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